sexta-feira, 4 de abril de 2008

Terapia em Curso



Depois dos Updates do Prof. Jaime Silva ao nosso calendário, deixo de seguida as actualizações referentes ao Software Terapia, no caminho para se tornar Hardware. :-)

Na manhã do dia de hoje, antes da aula de Art Direction, os elementos do grupo reuniram para definir alguns pontos pendentes, necessários para dar início a uma maré de trabalho para construir e montar o nosso projecto. Vou dar de seguida o ponto de situação da secção a que me diz respeito, Realização, e a minha opinião em relação à direcção que o projecto vai tomar, a partir de agora.

A História

Ainda em evolução, teremos uma primeira versão completa dos diálogos na próxima semana. Aqui reside um ponto em constante discussão e estamos a tentar reunir condições para que estes diálogos se tornem realistas, ditos por cada personagem, seguindo o perfil de cada uma.

Next Goal – Terminar os diálogos e discuti-los

A Realização

Como o aspecto formal do argumento já está, de certa maneira, concluído, comecei a tentar imaginar como se poderá ver o Terapia. Tenho já tirado algumas notas referentes à primeira cena, no consultório, entre o Dr. Lavra e Marta. Ao mesmo tempo que me quero focalizar na expressão de desejo na face do psicólogo que observa Marta no divã, quero intercalar com planos aproximados do corpo da paciente bem como, igualmente, a expressão facial dela, de forma a enfatizar a relação entres as duas personagens. Quanto à parte estética, já tive breves conversas com a nossa Dir. de Fotografia, de algumas ideias que me têm surgido em relação à iluminação e cor. Gostaria de utilizar na imagem alguma artificialidade, definindo o ambiente dramático que pretende transmitir cada momento. Para estes aspectos ainda temos tempo pensar, mas sinto a necessidade de ir já assentando algumas ideias. Os locais ainda estão a ser procurados, e uma hipotese para o consultório reside num hotel em Entrecampos, o qual será visitado em breve.

Quanto aos actores, desde que comecei a ter uma primeira impressão visual do argumento, pensei que para a personagem do Dr. Lavra o actor Marcantonio Del Carlo conseguiria ter uma consistência na forma de agir e falar que julgo poder encaixar muito bem no psicólogo.

Em relação ao filho do psicólogo, pretendemos, em principio, visitar os nossos colegas de teatro e encontrar um jovem talento que esteja em concordância com os aspectos físicos / morais do personagem. Casting coming soon.

Encontrar uma actriz para a nossa Marta é que não vai ser tarefa fácil… Deixo aqui a minha opinião em relação a algumas sugestões que têm sido dadas, e às quais são as mais consistentes no meu ponto de vista:

-Sofia Sá da Bandeira

-Yolanda Noivo

-Sandra B.

Outra das hipóteses que surgiu numa das nossas aulas de argumento foi de Bárbara Guimarães ser a nossa Marta. Sinceramente, adorei a ideia :-)! Mas será que, a nossa apresentadora da SIC terá uma actriz escondida dentro de si? Parece que… igualmente… casting coming soon…

Alguns colegas falaram comigo em relação à forma como viam a Marta. E a primeira personagem de referência que me deram foi… tchaaamm… Jessica Rabbit!

É isso mesmo que eu quero para a Marta! Já a tentei contactar, mas pensado melhor, sou capaz de ser alvo de represálias do Roger Rabbit, com um martelo gigante ou uma dinamite ACME…

Bem, aguardo opiniões da parte dos profs e colegas nesta saga pela procura de actores. Volto a ressaltar o livro que nos deu uma grande ajuda em Dezembro:

Fiquem com a Marta... quer dizer... Jessica...


Nenhum comentário: